terça-feira, 28 de junho de 2011

Pe. Carlos escreve para o nosso blog sobre o Mutirão da Solidariedade

PROJETO MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE

A Paróquia São Pedro Apóstolo, Bairro Industrial – Xarquinho – Guarapuava/PR, foi agraciada com o projeto “MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE”. Projeto este pensado e desenvolvido para uma experiência religiosa e social. Quando o Espírito ilumina alguém ou grupo para um projeto de fé e vida precisamos acreditar. Por isso acreditamos quando a proposta foi apresentada pela Coordenadora do Ministério da Promoção Humana do Estado do Paraná, Maria Magdalena Nerone, e com a possibilidade da Paróquia São Pedro Apóstolo abrir as portas para a realização deste projeto piloto. As pastorais e movimentos abraçaram juntos esta iniciativa contando com o apoio e participação de representantes da RCC a nível diocesano e decanal: Antonio Rocha - Coordenador da Promoção Humana da RCC diocesana, Jussara Soares Viviurka - Coord. diocesana da RCC, Cirema Bolino – Coord. da RCC da Paróquia São Pedro Apóstolo e demais lideranças do decanto centro e da Paróquia São Pedro Apóstolo. Este evento deixou evidente que nós, como Igreja precisamos ser ousados, ter criatividades, mostrar mais o rosto da Igreja.
Vejo neste projeto uma grande luz e oxalá que com a graça de Deus seja cada vez mais fortalecido. O domingo dia 12 de Junho, dia de Pentecostes, poderia ser um dia qualquer na Paróquia e no bairro, porém, foi um dia ou um pentecostes diferente: PALESTRA DE AUTO ESTIMA: após a Missa palestra de auto-estima para mulheres. As mesmas ficaram motivadas para outros encontros. OUVIDORIA: muitas pessoas tiveram oportunidade de serem ouvidas, seja situações pessoais ou familiares, por profissionais de diferentes áreas e pessoas de boa vontade que acolhendo diversas situações buscaram esclarecer e encaminhar alguns casos e outros posteriormente serão acompanhados por um grupo de apoio paroquial e outras pessoas voluntárias. INTERCESSÃO: pessoas rezando pelo bairro, pelas famílias, enfim pelo projeto. A oração é o que sustenta a nossa vida e nos fortalece para a missão. SALA DA MISERICÓRDIA: fazendo a experiência profunda de Deus. CORTES DE CABELO: profissionais da paróquia e de outras paróquias colocaram-se a disposição para cortes de cabelo. A tarde toda trabalhando num gesto de solidariedade. ENCONTRO COM AS CRIANÇAS: brincadeiras, cantos, teatro... animaram as crianças e elas com certeza animaram e fortaleceram o mutirão da solidariedade. UM COMPROMISSO COM A NATUREZA: além das mulheres e outros levarem mudas de árvores para serem plantadas. Um espaço nas dependências da paróquia foi preparado para um jardim, onde as crianças foram as protagonistas. Ficou no local uma placa de lembrança do projeto. BAZAR: muitos tiveram a oportunidade de adquirir roupas e calçados. Os mesmos contribuíram para angariar fundos para que o evento se auto-sustentasse. ANIMAÇÃO: uma tarde de muita animação de diversos grupos jovens e adultos mostrando seus talentos e animando a todos. GRUPO DE ORAÇÃO: jovens foram missionários visitando casas da paróquia e convidando para um momento de oração de agradecimentos que aconteceu as 18h. Ir às casas é uma iniciativa de desacomodação, e como é maravilhoso ver jovens sendo missionários. O dia anterior do evento um grupo paroquial: AMIGOS SOLIDÁRIOS, que desenvolvem um trabalho social, convidaram e motivaram muitas famílias para participarem das diversas atividades e também do grupo de oração.
Avalio como positivo este evento, no qual envolveu crianças, adolescentes, jovens e adultos. Senti um espírito profundo de unidade, amor, envolvimento... Um domingo de muita alegria, um verdadeiro MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE. Incentivo que levem a frente com coragem e ousadia, acreditando sempre, mesmo diante tantos desafios.
Nós, Padre Carlos de Oliveira Egler e Pe. Itamar Abreu Turco, agradecemos a todos que fizeram acontecer este projeto.

Na Paz e no Amor de Cristo,

Pe. Carlos de Oliveira Egler
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!