quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Duas datas importantes na história de Guarapuava



Dia 17 de junho de 1810 e dia 9 de dezembro de 1819 são dois marcos históricos para Guarapuava. Até o momento comemora-se no dia 9 de dezembro o aniversário de Guarapuava. Neste ano, no dia 17 de junho, também foram comemorados os 200 anos de conquista e povoamento de Guarapuava.
De acordo com documentos históricos, no dia 9 de dezembro de 1819, foi determinado o local onde seria instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém. Há anos, os historiadores e amantes de Guarapuava vinham estudando com base em documentos e relatórios a data de conquista e povoamento dos campos de Guarapuava. “Não podemos desprezar dez anos de história. Os campos de Guarapuava já existiam desde 1810, antes da instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém”, defende a historiadora Julia Maria Pereira, presidente da Comissão das comemorações dos 200 anos de Guarapuava.
Para a comissão, as duas datas são importantes, uma por ainda ser considerada o aniversário da cidade e a determinação do local da instalação da freguesia de Nossa Senhora de Belém. Enquanto a outra, representa a chegada das 300 pessoas nos campos de Guarapuava, sob o comando de Diogo Pinto de Azevedo Portugal. “Não se quer mudar o dia do aniversário de Guarapuava, o que se quer é questionar esse e muitos outros pontos da história de Guarapuava, baseando-se em documentos comprobatórios”, explicou a historiadora Zilma Haick Dalla Vechia.

 Dia 17 de junho de 1810
- Chegada da Real Expedição aos Campos de Guarapuava.
- Cerca de 300 pessoas fizeram parte da expedição, que foi comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal.
- A chegada aos campos de Guarapuava aconteceu às 10 horas, na região onde hoje está situada a Fazenda Trindade, no Distrito de Palmeirinha. Este ano foi construído no local um Memorial do Fortim Atalaia.
- A região chamada de Campos de Guarapuava é muito extensa, compreendia dois pedaços: um, do Rio Paranapanema ao Ivaí e outro, do Ivaí ao Uruguai.
 - Dos 399 Municípios que formam hoje o Paraná, 199 foram desmembrados do território de Guarapuava.

Dia 9 de dezembro de 1819
 - O Padre Francisco das Chagas Lima e o Tenente Antonio da Rocha Loures escreveram um documento, determinando o local onde deveria ser instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém.
- O aniversário de Guarapuava passou a ser comemorado nesta data somente a partir de 1936.
- De acordo com a historiadora Zilma Haick Dalla Vecchia, pode-se continuar comemorando o dia de aniversário da cidade de Guarapuava no dia 9 de dezembro, mas esse não é o dia do nascimento da cidade. “Se você muda de residência sua história continua, não é contada somente a partir da chegada à nova casa”.
Parabéns a todos que nasceram aqui ou escolheram esta cidade para morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!