quinta-feira, 6 de março de 2014

11ª ROMARIA DA MULHER: resgatando o rosto materno de Deus


Data: 09/03/2014 - Início: 8h com café da manhã - Saída da Chácara São Carlos - Bairro Primavera
Para os moradores do Bairro Industrial Xarquinho haverá transporte saindo às 7h40 da Paróquia São Pedro e São Paulo

A Romaria da Mulher é uma ação do Movimento de Mulheres da Primavera para relembrar o dia 8 de março – dia internacional de luta, organização e memória das mulheres trabalhadoras queimadas durante um protesto por melhores condições de trabalho.
Este ano, em sua 11º edição a Romaria vai refletir sobre as mulheres bíblicas. Na Bíblia há muitas mulheres que desafiaram sua época e tiveram ações em prol do seu povo, seja pela libertação da escravidão, para derrubar os poderosos ou para iniciar um projeto de salvação na Terra. As parteiras do Egito, fizeram a primeira greve de profissão para defender as crianças que o Faraó mandara matar. Judith articulou sua comunidade e derrubou o comandante Holofernes para sair da opressão. Maria de Nazaré, menina simples e mãe solteira disse sim para ser a mãe do filho de Deus e trazer a terra um projeto de vida e solidariedade que combatia e questionava o sistema político da época por meio de Jesus e de seus discípulos e discípulas.
Jesus em sua prática cotidiana valorizou muito as mulheres, incluindo-as na evangelização e defendendo suas vidas, como no caso de Maria Madalena.
A partir da relação das histórias das mulheres da Bíblia com as da atualidade a Romaria pretende resgatar o rosto materno de Deus.

Símbolo e tema da Romaria

Resgatar o rosto materno de Deus é revelar um Deus Pai-Mãe, um Deus que gera vida. Como símbolo da Romaria foi utilizado o rosto de Cristo, o verbo (ação) de Deus que por meio de uma mulher, Maria de Nazaré, se fez humano, viu e viveu a realidade humana.
Esse rosto é moreno, cabelo e olhos castanhos formado por pessoas porque as mulheres e os homens foram criados a imagem e semelhança de Deus, de Um Deus que é comunidade, pois é Pai, Filho e Espírito Santo, de um Deus que não é individualista.
Resgatar o rosto materno de Deus é resgatar a própria missão dos cristãos de viver em comunidade e construir a justiça e a solidariedade.
“Deus não está mais longe de nós, longe de modo nenhum. Ele é a nossa mais profunda e próxima realidade, masculina e feminina.” Leonardo Boff

Como participar
Data: 09 de março
Horário: 8h com café da manhã
Local: Chácara São Carlos – Bairro Primavera – Paróquia N. Sra de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!