segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cerca de 500 pessoas participam do Encontro de Mulheres que Lutam e Sonham

Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Foto: Reinaldo Fonseca)


Comunidade e mulheres que se destacam no engajamento social e político da região e do Paraná trocam informações em mais um evento do movimento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O Movimento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres reuniu hoje à tarde cerca de 500 pessoas no salão da paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera. O evento foi uma oportunidade para que as mulheres e seus companheiros trocassem experiências sobre a participação delas tanto política como na sociedade civil organizada. Na ocasião, a prefeita eleita de Campo Mourão, Regina Dubay falou sobre a experiência do Município com uma Secretaria da Mulher.
O evento, chamado 4º Encontro das Mulheres que Lutam e Sonham teve música, apresentações artísticas, relatos de vida, dicas de defesa pessoal com policiais militares mulheres e a palestra com a prefeita eleita de Campo Mourão, Regina Dubay. Por fim, foram sorteados brindes e servido um café da tarde.
“O 4º Encontro das Mulheres que Lutam e Sonham nasceu com o objetivo de incentivar as mulheres a participarem ativamente da sociedade, seja na política, nos negócios, na sociedade civil organizada. Queremos assim que elas assumam a identidade de ‘ser mulher’”, explica uma das coordenadoras do movimento, Priscila Schran de Lima.  “Todas lutamos, todas sonhamos e fazemos a diferença na nossa sociedade”, acrescenta.
A vice-prefeita eleita e vereadora, Eva Schran de Lima, lembrou que o encontro acontece anualmente, sempre próximo ao 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência à Mulher. “Queremos também que a nossa cidade fale sobre isso. É lamentável o fato do Paraná ser o terceiro estado mais violento contra a mulher no Brasil. Guarapuava é a 11ª cidade, tendo, portanto, um alto índice de violência. Não podemos permitir isso”, ressaltou.
O encontro abordou a necessidade da instalação de uma Secretaria Municipal da Mulher em Guarapuava para que a unidade administrativa contribua para a criação e funcionamento de estruturas, como Casa Abrigo, Centro de Referência e Assistência à Mulher e o fortalecimento da Delegacia da Mulher. A prefeita eleita de Campo Mourão, Regina Dubay, diz que houve sensível diminuição dos casos de violência no município, a partir do momento em que criou a Secretaria Municipal da Mulher.
“Em Campo Mourão, diminuíram muito as estatísticas de violência à mulher. Nossa cidade ainda possui casos, porque sofre com problemas de segurança. Mas, com o apoio do governo municipal e do governo federal, a realidade mudou significativamente”, afirma.
Ontem (25), o Movimento 16 Dias de Ativismo realizou uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher. A saída foi às 17h, no Parque do Lago.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA VAI DE 20 DE NOVEMBRO À 05 DE DEZEMBRO DE 2012.

Baseado na matéria de João Quaquio
Diário de Guarapuava

Veja as fotos do Encontro de domingo à tarde:
Fotos: Reinaldo Fonseca



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!