sábado, 19 de maio de 2012

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

A mensagem do Pontífice em alusão à data é publicada no dia de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro. Já o Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no domingo anterior a Pentecostes e é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II, em 1963, por meio do decreto INTER MIRIFICA.
Em carta, o Papa Bento XVI ressaltou o equilíbrio entre a palavra e o silêncio para que o processo humano de comunicação aconteça de forma integrada e, assim, tenha valor e significado.
No próximo dia 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
O Papa finaliza a carta ressaltando que “educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: silêncio e Palavra. Ambos são elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.” O Sumo Pontífice confia, também, à Virgem Maria, toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.
Para ajudar no aprofundamento da temática, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB enviou para todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil um livreto contendo a mensagem do papa; uma reflexão do presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa; e sugestões de como celebrar a data.
“Desejamos que esta data seja comemorada com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa cada vez mais a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias”, afirmou a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.
A Comissão também agradece às editoras Paulus e Paulinas, que se revezam na impressão gratuita dos 15 mil exemplares a cada ano, bem como à Maria Luz Fernandes, da Arquidiocese de Vitória, que elaborou as sugestões de celebração que estão no livreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!