sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jesus lava os pés de seus discípulos

Foto: Adriana Horsth - Missa de Lava-pés
Missa de Lava-pés celebra humildade, na foto Pe. Carlos com fiéis relembrando gesto de Jesus.
Celebração acontece na Quinta-feira Santa e marca início do Tríduo Pascal, que termina no Domingo da Páscoa.
Jesus e seus discípulos foram à cidade santa de Jerusalém para celebrar a Páscoa. Quando chegou o dia dessa celebração Cristo mandou os apóstolos prepararem tudo para a ceia. À noite, antes de sentar-se à mesa com eles, Jesus tirou o manto e, tomando uma toalha, amarrou-a na cintura.
Depois derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos (era costume naquela época os empregados de uma casa lavar os pés sujos dos senhores).



Quando chegou a vez de Pedro, ele disse:
- Você não irá lavar meus pés, nunca!
Jesus respondeu:
- Você agora não sabe o que estou fazendo. Ficará sabendo mais tarde.
Após lavar os pés de todos, Ele sentou à mesa e disse-lhes:
“Entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de Mestre e Senhor, e dizem bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros (significava: servir uns aos outros). Porque eu dei a vocês o exemplo, para que, como eu lhes fiz, façam vocês também”.

Este gesto de Jesus nos dá um ensinamento maravilhoso: a autoridade só pode ser entendida como um serviço aos outros. Pedro resistiu, porque ainda acreditava que a desigualdade entre as pessoas era algo bom, não entendendo que o amor cristão produz igualdade e fraternidade. Na comunidade cristã existem diferenças de funções, mas isso não justifica nenhum tipo de superioridade, somente a relação entre irmãos e amigos. 
* Os textos deste artigo foram baseados na “Bíblia para Crianças”, da Editora Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!