sábado, 21 de janeiro de 2012

Um pouco da história da Capela São Sebastião

Ontem (20) celebramos São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. Amanhã (22) é o dia da grande festa na Comunidade São Sebastião, uma das mais antigas capelas da diocese. Localizado em uma área privilegiada, onde o contato com a natureza faz do local um excelente lugar para reunir-se em família.
Hoje vamos conhecer um pouco da história desta capela, através do material de resgate histórico mandado por Benjamim C. Teixeira.

A capela de São Sebastião originou-se de uma subscrição popular encabeçada por Domingos Moreira Gamalier no tempo que ali corriam as tradicionais CAVALHADAS, posteriormente ao ano de 1870. E foi para evitar escândalos e monopólios que o padre Jose Stumbo pedia em 20 de janeiro de 1885, autorização para a benção daquela Capela. Nesse ano D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, por mercê de Deus e da Santa Se Apostólica, Bispo de São Paulo, do Conselho de Sua Majestade Imperador nomeava, em 18 de Abril de 1885, Norberto Mendes Cordeiro para o cargo de administrador e zelador da Capela a qual fora exata no Oeste do Rocio de Guarapuava, capela essa que já então existia no ano de 1882.



Cesário Ventura do Nascimento França, e sua mulher, doavam, no ano de 1907 (4-2-1907), a imagem de São Sebastião, padroeiro da Capela, uma casa coberta com telhas e todas as benfeitorias.
Cesário fora escravo do Major França era filho de Jesuína Maria do Espírito Santo e casado com Francisca dos Santos.
BANDEIRA DO DIVINO – Antonio Joaquim da Silva Guimarães solicitava em 15 de outubro de 1861 a Prefeitura Municipal de Guarapuava lança para tirar esmolas para festejar o Divino Espírito Santo, pedido que fosse assim despachado.
Depois de haver pago o selo e impostos municipais. Assim, que a lei n 228 de 12 de Janeiro de 1913 elevadas para 200$000 por ano 100$000 por semestre o imposto de licença para esmolar por meio de bandeiras, dentro do município. A cerimônia consistia em apresentar a bandeira à família a quem se fazia visita, e ai então todos beijavam respeitosamente o Divino, cobram-se as cabeças com as lindas fitas multicores da bandeira, e vinha então após um ajutório aos que a bandeira carregavam. E do folclorista Augusto Meyer os versos.

Aqui chegou o Divino

Que a todos vem avisar

Vem pedir-vos uma esmola,

Para seu império enfeitar.

Em quatro de setembro 1977 foi criada a Paróquia de São João Bosco que foi desmembrada da Paróquia de Santa Terezinha. Assim, a Comunidade de São Sebastião passou a integrar a nova Paróquia, sendo a sua Capela, a mais antiga e tradicional da Paróquia de São João Bosco, dirigida pelos padres Salesianos.
Atualmente esta comunidade pertence à Paróquia São Pedro e São Paulo, que também foi desmembrada da Paróquia São João Bosco, e é assistida pelos padres Diocesanos de Guarapuava, Pe. Carlos de Oliveira Egler e Pe. Itamar Abreu Turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!