quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seminarista Sidnei fala sobre o Mês Vocacional

Olá irmãos e irmãs. Estamos no mês de agosto, dedicado à reflexão sobre as vocações. É um momento que como Igreja devemos nos colocar em atitude de oração e rezar por tantas pessoas que doam a sua vida a serviço do Evangelho. Aqui não importando a maneira, sendo Padre, pai, religioso, leigo, todos em vista da construção de um ambiente de amor e paz. Se pesquisarmos iremos notar que são muitas as pessoas que lutam por uma causa evangélica.

Notamos que a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos nos conduz à reflexão a respeito das vocações. Neste mês iremos a cada domingo como Igreja recordar as diversas vocações existentes. Assim, no primeiro domingo é o dia das vocações sacerdotais. Essa comemoração se deve ao fato de que no dia 4 de agosto celebramos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres.

No segundo domingo celebramos o dia dedicado aos nossos queridos pais. É um dia em que recordamos os inúmeros pais que se dedicam com amor ao cuidado de seus filhos. A vocação matrimonial celebrada neste dia adquire grande importância porque assume diante da Igreja o direito de gerar filhos para o mundo, a fim de serem verdadeiros discípulos de Jesus. No terceiro domingo recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. No dia 15 de agosto é celebrado o dia da Assunção de Maria aos Céus e por tal motivo se recorda no domingo seguinte a vocação religiosa, pessoas que a exemplo de Maria se colocam a serviço de Jesus.

O quarto domingo é o dia em que se comemora o Dia do Catequista. Também neste dia se comemora o dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. Importante ao participarmos destas celebrações, não devemos esquecer que a primeira e mais importante de todas é a vocação à vida cristã. Todas as pessoas são chamadas a serem santas, pois fora deste caminho não há como viver.

Vocação é chamado. Todos somos chamados ao serviço, à doação, à entrega. Cristo quer que nós sejamos seus discípulos e nos amemos uns aos outros assim como Ele nos amou. Cristo nos oferece uma família, uma comunidade. Com nossas qualidades e carismas devemos nos colocar a serviço, nos doar ao próximo, construindo assim a dignidade humana. Cristo é quem chama e quem envia: “Ide e fazei discípulos meus (cf. Mt 28,19). Portanto, vocação e missão estão muito ligadas, pois o serviço que assumimos na vocação é a nossa missão. Vivamos este mês com muito amor, especialmente apresentando a nossa vocação ao Senhor. Pedindo que ela seja sempre fortalecida pelas graças de Deus.

SIDNEI EDELBERG

SEMINARISTA DA TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!