segunda-feira, 30 de maio de 2011

A comunicação na liturgia


São 4 horas da manhã, neste momento a temperatura é de -2º graus em Guarapuava, muito frio.
Ontem (29), a equipe de liturgia da paróquia São Pedro Apóstolo esteve reunida para mais uma formação, organizada pela coordenadora da pastoral litúrgica Adriana Horsth.
Quem colaborou com o encontro foi o Luiz Antonio Ribeiro (Toninho), funcionário da Rádio Cultura de Guarapuava, também membro de nossa PASCOM paroquial, o qual falou sobre a comunicação na liturgia e algumas técnicas importantes neste sentido.

Breve resumo do assunto abordado neste encontro:
Ler bem não significa apenas ter uma voz bonita, de “locutor de FM”. Todo proclamador da Palavra de Deus deve ter a consciência de que precisa ler bem.
Antes de tudo, é importante destacar ter noção de como acontece a produção da voz.

Para que consigamos produzir o som através da nossa voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo, que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo. A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado, passa pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar. Neste momento, entram em ação os articuladores, cuja função, neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância.
Outro ponto importante é a respiração. Para uma boa projeção da voz, na hora de falar em público, ler ou cantar, é necessário observar o controle da respiração. Para uma respiração correta, devemos estar numa postura adequada, pois a postura e a respiração andam juntas. A inspiração (entrada do ar) deve ser sempre pelo nariz, pois este funciona como um filtro de ar. Então, devemos inspirar pelo nariz e canalizarmos o ar em direção ao abdômen (como se estivéssemos enchendo a barriga de ar). Depois, devemos deixar que o ar seja expelido lentamente. É uma forma de economizarmos o ar e termos fôlego até o final das frases.
Para ter uma boa voz, é preciso estar atento aos componentes: voz, dicção, articulação e entonação. Tudo isso junto, de forma harmoniosa, nos possibilitará transmitir, com segurança, o que precisamos. É fundamental, através de nossa fala, transmitir credibilidade, confiança e simpatia. Ninguém gosta, por exemplo, de ouvir alguém pigarreando o tempo todo no microfone, tossindo, completamente rouco ou falando estridentemente. Portanto, são fundamentais alguns cuidados com nossa voz.
Então, ler bem significa ter:
- Entusiasmo: falar com o coração. Sentir e acreditar no que está dizendo.
- Clareza: falar devagar, pronunciando e articulando de modo inteligente. Não engolir, omitir, os finais das frases e nem das palavras. Para isso, abra bem a boca e faça muitos exercícios de leitura.
- Ênfase: dar a força de expressão necessária para a palavra ou a frase. A ênfase é a chave para levar ao significado do que está escrito. Sem a ênfase, a palavra fica apagada, sem graça.
- Modulação e entonação: é a variedade na inflexão do tom da voz. É preciso saber entonar as frases interrogativas, imperativas e exclamativas.
- Naturalidade: a voz deve sair livre, sem esforço.
- Ritmo: regulado, sem atropelar e sem ficar monótono. O próprio texto vai indicando onde se deve mudar o ritmo.
Para ter uma voz com boa dicção, entonação, ritmo, modulação, articulação, é importante fazer diariamente exercícios de dicção. 

Além dos exercícios, que só surtirão efeito se forem realizados sempre, é importante alguns cuidados com a saúde vocal.

2 comentários:

  1. A Paz de Jesus e o Amor de Maria em seu coração!
    Somos da Associação Católica Fonte de Água Viva e estamos ampliando nossos projetos de Evangelização para conseguirmos cada vez mais Conquistar mais Corações Para Deus.
    Atualmente estamos com a Rádio Fonte de Água Viva, onde trazemos 24 horas com uma programação de qualidade promovendo sempre os valores do Evangelho. E agora você pode ser tornar um retransmissor de nossa programação. Para isso, basta colocar em seu site (ou Blog) o Player de nossa Rádio, assim, todos os que entrarem em seu site vão ouvir em tempo real a nossa programação. E ainda colocaremos no site de nossa Rádio um link de seu site na sessão “Parceiros”.

    Caso tenha interesse entre em contato conosco através do e-mail: edmilson.aparecido@bol.com.br



    Para conhecer a nossa Rádio acesse: www.radiofontedeaguaviva.net
    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
    Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, Reinaldo! Dois graus negativos? Eu li certo mesmo? Só de pensar, me sinto congelando... Obrigada pela visita ao Manacial! Um forte ágape! Tetê

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!