sexta-feira, 4 de março de 2011

Diocese de Guarapuava - 45 anos de História

Nova Catedral - 2011
 Nossa igreja em Guarapuava celebrou 200 anos de história. Consideramos a data de 17 de junho de 1810 como marco inicial de nossa história eclesial, quando chegou aos campos de Guarapuava a expedição povoadora, tendo como vigário capelão Pe. Francisco das Chagas Lima, celebrando naquele mesmo dia, um domingo às (10 horas da manhã) uma missa solene, já que era Festa da Santíssima Trindade. Naquele tempo a Igreja no Paraná pertencia à Diocese de São Paulo. Com a Criação da Diocese de Curitiba aos 27/04/1892, passamos a pertencer à essa Diocese.
E aos 10 de maio de 1926 foi criada a Diocese de Ponta Grossa, da qual  passamos a fazer parte.
E aos 16 de dezembro de 1965 o Papa Paulo VI criou a Diocese de Guarapuava, sendo sua instalação aos 26 de junho de 1966, com a posse de Dom Frederico Helmel, nosso 1º Bispo.
Já temos uma boa história como Igreja diocesana, que celebrou no dia 16 de dezembro de 2010, 45 anos de criação, e em 26 de junho de 2011, 45 anos de instalação.
Agradecemos a Deus pelos 45 anos de história de nossa Igreja, como Diocese, e assumamos, na unidade, o compromisso de continuarmos semeando a Boa Semente do Reino de Deus no chão dos corações de nossa gente, em tempo do grande projeto de evangelização: AS SANTA MISSÕES POPULARES. Que a intercessão da Mãe de Jesus, Nossa Senhora de Belém nos proteja a todos.

Pe. Acácio Evêncio de Oliveira
Vigário Geral da Diocese

3 comentários:

  1. Oi Reinaldo! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Guarapuava é pertinho de Curitiba... da próxima vez que for ao Paraná irei até ai! A atual catedral é linda, a nova promete ser belíssima, mas eu me apaixonei pelo prédio rústico da primeira catedral! Um forte ágape! Tetê

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Mabel

    ResponderExcluir
  3. É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Deus te abençoe! Paz e Bem!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!